AO VIVO

Contatos

Av. Presidente Florentino Avidos, nº 350 – 7° andar, Parque Moscoso – Vitoria/ES

(27)3331 4857

(27) 3331 4905

radio@fmodiavitoria.com.br

FM O Dia Vitória

Holofote

Zeca Pagodinho disponibiliza terreno em Xerém para produção de horta comunitária

|


Zeca Pagodinho cede terreno em Xerém para produção de horta comunitária

Zeca Pagodinho também é solidariedade! O cantor cedeu parte de um de seus terrenos em Xerém, em Duque de Caxias (RJ), para a construção de uma horta comunitária, que irá produzir alimentos para os moradores da região. A ação é uma iniciativa do Instituto Zeca Pagodinho e vai gerar mais de 40 toneladas de alimentos por ano. As informações são do Jornal O Globo.

Inicialmente, dez famílias serão assistidas. A ação conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e de emenda parlamentar da deputada federal Benedita da Silva, além da mão de obra de agricultores formados pelo Instituto Zeca Pagodinho (IZP), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio e a Embrapa. O objetivo é que, gradualmente, creches, escolas públicas e mais moradores de Xerém em vulnerabilidade social sejam beneficiados pela iniciativa.

Mais de 11 mil mudas de hortaliças e 50 espécies de árvores frutíferas já foram plantadas, e a lista inclui alimentos como abóbora, beterraba, espinafre, limão e maracujá. A expectativa é que, quando estiver em plena produção, a horta comunitária gere 40 toneladas de alimentos por ano.

“Quando chegamos (a Xerém), era tudo barro. Tinha bem poucas famílias. Muitas vezes vi as pessoas passando necessidade. Quando estou aqui, não tem isso. Já viu o tamanho das panelas de comida? Para todo mundo que entra aqui (no sítio), eu pergunto: “Já almoçou?” Pobre, rico, polícia, otário, malandro…”

ZECA PAGODINHO
https://www.instagram.com/p/DNOBzW7OXE7/?img_index=1

Filho de Zeca e diretor-geral do Instituto Zeca Pagodinho, Louiz enfatiza que o projeto tinha, inicialmente, foco na música, mas com o tempo passou a abordar outras vertentes:

“No início da horta, tivemos cursos com temas socioambientais voltados para os agricultores. Decidimos focar na capacitação de agricultores para pequenos espaços. A ideia era ensinar técnicas que eles pudessem usar nos pequenos quintais deles e ter suas produções. Queremos desenvolver as pessoas para que, no futuro, possam andar com as próprias pernas e não precisem de doações ou de programas como este”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *




00:00
00:00