Holofote
Filipe Ret lança Nume, seu sétimo álbum de estúdio
Um dos principais nomes do rap e trap nacionais, Filipe Ret lançou, em todas as plataformas de música, seu sétimo álbum de estúdio, Nume, em que o artista mergulha em um dos momentos mais maduros e pessoais de sua carreira. Nume é uma realização da Som Livre, Elemess e Nadamal. Ouça aqui.
Com 15 faixas autorais, o trabalho possui uma única participação especial: de Maru2D, na música “Acima de Mim Só Deus”. Nesse caso, Ret optou por um caminho sem feats a fim de buscar algo essencial, com ênfase na lírica e na musicalidade.
O próprio nome do álbum – Nume – carrega um significado potente. A palavra “nume” vem do latim e se refere a uma divindade ou poder sagrado. Para Filipe Ret, esse conceito não é apenas um título, mas a essência do que ele pretende comunicar com sua música. Nume é o fechamento de uma trilogia iniciada com Imaterial (2021) e seguida por Lume (2022).
“Ao contrário do que temos visto na cena do rap e do trap, não ter feats foi uma questão muito defendida por mim, justamente para manter uma integridade filosófica desse momento que eu estou vivendo”.
FILIPE RET
A capa de Nume é um detalhe especial do projeto. Fotografada pelo filho de Ret, Theo (7 anos), a imagem revela o artista olhando diretamente para a câmera, com uma expressão que parece conter memórias e sonhos, esperanças e desafios. Theo capturou o pai durante as gravações dos visualizers das músicas, em um momento de sintonia entre arte e família. O gesto de intimidade reflete a natureza pessoal e reflexiva de Nume, que se mostra um resgate de suas origens e um retorno ao essencial, ao mesmo tempo que aponta para o futuro.
Na construção sonora de Nume, Ret trabalhou com três beatmakers que marcam diferentes fases de sua carreira. MãoLee, parceiro de longa data, que o acompanhou no começo, se reuniu ao projeto, junto com Dallass, parceiro mais recente, e Marquinho no Beat. Essa combinação de produtores permite que Nume explore uma ampla gama de sonoridades, passeando entre o boombap e o trap, com letras e batidas que refletem as diferentes facetas de Ret.
Faixas de Nume – Filipe Ret
1. NVMX
2. Da Onde Eu Venho
3. Acima de Mim Só Deus
4. Uma Era
5. Vida Eterna
6. Emoções
7. Não Sou Daqui
8. Lenda
9. Quando O Tempo Fechar
10. Voando Num Cisne Negro
11. Vibe Infinita
12. Suor e Lágrimas
13. Cena de Cinema
14. Quero Paz
15. Tua Fé