Holofote
Zeca Pagodinho é o primeiro sambista homenageado pela UBC em festa com roda de samba

Zeca Pagodinho foi a grande estrela da noite ao receber o nono Prêmio da União Brasileira de Compositores (UBC) pelo conjunto da obra, entrando para um grupo seleto que inclui Gilberto Gil e Caetano Veloso. A cerimônia, realizada na Casa UBC, no Rio de Janeiro, teve uma atmosfera descontraída de “roda de samba, comida de botequim e cerveja à vontade”, no melhor estilo do homenageado, que se tornou o primeiro sambista a ser laureado com o troféu.
O evento celebrou os mais de 40 anos de carreira de Zeca, quebrando o protocolo ao honrar um artista que sempre valorizou seus parceiros e compositores. A parte musical começou de forma épica, com Gilberto Gil e o próprio Zeca dividindo os versos do sucesso “Deixa a Vida Me Levar”. A noite seguiu com uma verdadeira festa de encontros musicais que transcenderam gerações e gêneros, com nomes como Péricles, Zélia Duncan e Moacyr Luz celebrando a obra do mestre. A força de Zeca se mostrou na união de artistas: Vanessa da Mata e o queridinho João Gomes se juntaram para cantar o partido alto “Bagaço da Laranja”, enquanto MC Hariel e BK também subiram ao palco.
O ponto alto da emoção familiar ocorreu no encerramento, quando o neto de Zeca, Noah, cantou “Camarão que Dorme a Onda Leva” ao lado do avô e da filha de Beth Carvalho, Lu Carvalho. O sambista, visivelmente emocionado, mas com a calma de sempre, demonstrou humildade ao final da celebração. Ele declarou que achava não ser merecedor do troféu, mas foi prontamente rebatido pelo público em um uníssono “merece”, agradecendo e encerrando a festa com os amigos em um longo abraço.









